Secretaria da Cultura

Tudo o que acontece no mês de agosto!

Publicação:

Theatro São Pedro
Theatro São Pedro - Foto: Ricardo Filippon

Agosto é um mês muito especial para a Fundação Theatro São Pedro. Concluímos o festival Movimenta Cena Sul que, com o aporte de trezentos mil reais, do Banrisul, buscou apoiar grupos e artistas de artes cênicas atingidos pelas enchentes de maio. O festival inclui patrocínio de espetáculos para apresentações no palco do Theatro São Pedro, Teatro Oficina Olga Reverbel, Concha Acústica e Praça Multipalco, além de oficinas para formação técnica, garantindo bolsas de estudo para profissionais que venham a se inscrever para estes cursos de qualificação. Por fim, a partir da Fundação Theatro São Pedro, também serão selecionados espetáculos que circularão pelo interior do estado, garantindo programação cultural em regiões atingidas pelas enchentes e, ao mesmo tempo, permitindo circulação de grupos artísticos com cachês que garantam suas sobrevivências.

Ao mesmo tempo, outro edital da SEDAC, através do IEACEN, com base dos espaços do Theatro São Pedro e do Multipalco, permitirá a apresentação de espetáculos variados, até o final do ano, por parte de grupos de teatro do Rio Grande do Sul.

Programada para o Memorial do Rio Grande do Sul, mas transferida, por causa das enchentes, a exposição “Memórias encontradas: entre a perseguição e a solidariedade” foi transferida para o Multipalco e iniciou no último dia 29 de julho, prosseguindo até o dia 16 de agosto, no foyer do Multipalco. Trata-se de centenas de fotografias que guardam imagens e memórias de brasileiros que se abrigaram na Embaixada da Argentina, no dia 11 de setembro de 1973, quando ocorreu o golpe de estado contra o Presidente Salvador Allende, em Santiago do Chile. A exposição é uma iniciativa do Movimento de Direitos Humanos, Comissión Provincial por la Memoria, de Buenos Aires, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, da UFRGS e Pró-Reitoria de Extensão da mesma universidade, incluindo projeção de filmes e debates variados a ocorrerem no espaço no Teatro Oficina Olga Reverbel, sempre ingressos gratuitos. É de se destacar que, para além de registrar as memórias daquele acontecimento, a mostra serve para nos lembrar que, infelizmente, continuamos a experienciar quebras democráticas como aquela, ainda em dias de hoje.

No mês de agosto, igualmente, vamos comemorar os 80 anos de vida de Vera Bublitz, que podemos denominar, justificadamente, nossa Dama da Dança. No dia 15, teremos uma noite de gala com os alunos do grupo e Vera Bublitz, sendo então entregue uma placa em homenagem à coreógrafa e diretora de grupo, que já confirmou, para agosto de 2025, seu tradicional festival de dança que não ocorreu neste ano, por dificuldades de patrocínio, mas que já está agendado pelo Theatro São Pedro para o ano vindouro.

Em agosto, ainda, nossa Orquestra vai fazer um concerto especialmente dedicado à música de Astor Piazzola (dia 22) que, certamente, vai lotar nossos espaços, enquanto, no dia 24 de agosto, às 11 horas, no foyer do teatro, teremos um encontro de escritores para comemorar a passagem dos 50 anos de vida da L&PM Editores, responsável pela reinvenção do livro de bolso no Brasil e que, embora fortemente atingida pelas enchentes, segue suas atividades editorais para o futuro. A atividade vai ser gratuita e aberta ao público.

Na programação musical, um novo espetáculo do grupo “Acústicos & Valvulados” está programado, diante do sucesso do concerto realizado em julho último.

Não podemos esquecer que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta, nos dias 10 e 11 deste mês, as performances da ópera “La Bohème”, de Giaccomo Puccini, de quem se comemora o centenário de falecimento.

Mas a Fundação Theatro São Pedro não é só a programação cultural. Continuam a todo o vapor as obras de construção do teatro italiano do Multipalco. Visando agilizar o andamento das obras, a FTSP está adquirindo diretamente os equipamentos necessários para a nova sala, como poltronas, elevadores para fosso de orquestra e equipamentos de luz e som para o rider da sala. Neste início de agosto, o Presidente da Fundação e a equipe técnica estará em Erechim, para visita técnica e início de produção das poltronas, pela empresa Cavaletti – Cadeiras Profissionais. Neste sentido, a direção da Fundação mantém a projeção de inauguração da nova sala para o dia 27 de março de 2025, com uma programação especial que começa a ser, a partir de agora, desenhada por sua direção e a SEDAC.