Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Editorial de outubro

Publicação:

Theatro São Pedro
Theatro São Pedro - Foto: Ricardo Filippon

Neste ano tão difícil e cheio de acidentes climáticos, chegamos à Primavera.  Na programação do Theatro São Pedro e do Teatro Oficina Olga Reverbel nosso destaque maior é para um conjunto de atividades que se desenvolve, em vários de nossos espaços, entre os dias 11 e 13 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças. Esta programação foi organizada pelo IEACEN (Instituto Estadual de Artes Cênicas), com oficinas, espetáculos de teatro e de circo, com muita diversão. É para as crianças, mas se você, maior de dez anos, quiser dar uma espiadinha…

Neste mês também teremos o lançamento de mais uma Virada Sustentável de Porto Alegre, com um espetáculo no dia 16, no palco principal do Theatro São Pedro.

A programação deste mês, essencialmente musical, teremos um grande espetáculo teatral, denominado “In on it”, um título estranho, mas um trabalho que no centro do país tem chamado a atenção de todos os que o assistem.

No Teatro Oficina Olga Reverbel, por seu lado, receberemos uma exposição de pinturas do arquiteto Julio Collares, um dos autores do projeto do Multipalco, que mostra uma outra face de suas atividades, a pintura, em mostra que começa no dia 3 deste mês.

Quanto ao teatro, a atriz Luciana Éboli trará a figura da poeta Florbela Espanca, referência do impressionismo português, num espetáculo que nos devolve uma atriz excepcional incorporando uma poeta inesquecível.

No conjunto de nossa programação, vamos ter sons os mais variados: Lupicínio Rodrigues, música da imigração alemã (ainda diante dos festejos dos 200 anos da imigração alemã em nosso estado), Tom Jobim (Expresso 25 de julho, preparando nova excursão à Alemanha), Elis Regina e novamente Tom Jobim, La Negra Ana Medeiros (com Som da Madeira), jazz e, enfim, novo encontro da OSPA com a CORS – Companhia de Ópera.

A grande surpresa do mês, contudo, é a exposição do protótipo da poltrona a ser implantada na plateia do teatro italiano a ser inaugurado em março de 2025, num projeto cênico que permitirá ao espectador não só conhecer visualmente quanto sentar na poltrona. O projeto é extremamente moderno e vai contrastar significativamente com o visual que apresenta a platéia do vetusto Theatro São Pedro.

 

Texto: Antonio Hohlfeldt

Presidente da Fundação Teatro São pedro

Theatro São Pedro