Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Theatro São Pedro anuncia reforma para adequação de PPCI e acessibilidade com programação especial de fechamento

Publicação:

REFORMA 2
O fechamento vai ocorrer por conta das reformas para adeqeução de acessibilidade e PPCI - Foto: Marcelo Nunes

Com 167 anos de história, o Theatro São Pedro faz uma pausa nas suas atividades para importante reforma de adequação às normas de acessibilidade e proteção contra incêndio a partir do dia 24 de março.

O Theatro São Pedro, um dos maiores patrimônios culturais do estado, passará por uma importante reforma para a implementação de seu Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e acessibilidade. Com previsão de início em 24 de março, a reforma visa garantir mais segurança e inclusão aos visitantes da instituição.

A atualização do PPCI é essencial para atender às normas vigentes e reforçar a segurança de artistas, funcionários e público em geral. Já as melhorias em acessibilidade incluem a instalação de rampas, elevadores e adaptações para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Para que essas transformações aconteçam, o teatro ficará cerca de um ano e meio sem atividades abertas ao público. O projeto da reforma contará com a supervisão da empresa de arquitetura Couto & Severo Ltda. Arquitetos e Projetos, dos arquitetos Helenice  Macedo de Couto e Fernando Caetano, com apoio da Associação Amigos do Theatro São Pedro e realização da Secretaria de Estado da Cultura.

A secretária Beatriz Araujo destaca que o fechamento temporário do Theatro São Pedro acontece em um momento positivo para a cultura da capital, com a Secretaria prestes a inaugurar o Teatro Simões Lopes Neto e finalizar a obra final do Multipalco Eva Sopher. "Estamos entregando à cidade um novo teatro, totalmente preparado para receber espetáculos de diversas naturezas. A nossa articulação foi feita para garantir que a capital não perdesse seu espaço cultural. Pelo contrário, estamos criando a oportunidade de, em breve, ter mais um palco, quando o Theatro São Pedro for reaberto", afirma. Ela também reforça que "o governador Eduardo Leite garantiu os recursos necessários para a recuperação do Theatro São Pedro. Essa obra é essencial, pois o teatro não passa por uma grande reforma desde sua reinauguração, há 40 anos".

Para o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, a programação de encerramento resgata a memória afetiva do espaço e reforça o papel da cultura na construção do sentimento de pertencimento. "A vida é dinâmica, muda a toda a hora. No campo da Cultura, então, ela é uma voragem. No dia 23 de março de 1950, a OSPA fazia seu primeiro concerto, no palco do Theatro São Pedro. 75 anos depois, vamos homenagear a OSPA no dia em que o Theatro São Pedro realiza sua última atividade antes de fechar para obras de prevenção de incêndio e de acessibilidade. Um evento que celebra o início de uma história se encontra com um evento que marca uma passagem histórica de outra instituição. Tudo em movimento. Fazendo História".

Theatro São Pedro