Editorial de setembro - Theatro São Pedro e Multipalco
Publicação:
Setembro é o mês da primavera e bem estamos dela necessitados.
Nos espaços do Theatro São Pedro, contudo, não faz muita diferença a estação em que estejamos vivendo. A atividade é sempre efervescente e variada. No mês em que se comemora a Independência do Brasil, estamos apresentando, na sala de exposições, uma seleção de fotografias de Luiz Horácio denominada “Ore Reko – Nossa cultura”, dedicada às populações nativas, a partir de registros feitos em uma aldeia Mbya Guarani do vizinho município de Viamão. As imagens são extremamente tocantes, todas registradas apenas em preto e branco.
Outro momento importante ocorrerá na noite de 13 deste mês, quando será projetado um filme documentário a respeito do espetáculo “Tangos e tragédias”. Este filme acompanha muito proximamente a produção daquele espetáculo e as múltiplas temporadas cumpridas por aquele trabalho no palco do nosso teatro.
Na música, temos a variedade que vai do show do Pirisca Grecco ao de Antonio Villeroy, ou seja, programa para todos os gostos.
No Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco, o projeto “Atos e cenas”, do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACEN), tem prosseguimento, montagens como “Simões Lopes Neto – O encantador de histórias”, pela Cia. De Atores Independentes, de Gravataí, “Fragmentos d´Elas”, do Coletivo d´Elas, de Garibaldi, e “Cães”, do grupo Outros Dances, de Pelotas, a cada quarta-feira do mês.
A partir do dia 4, o foyer do Multipalco vai receber uma exposição de fotografia de Eurico Salis, com impactantes imagens de personagens anônimos do Rio Grande do Sul, uma mostra que certamente vai marcar a todos que a visitarem.
Fechando as atrações deste mês, no mesmo foyer do Multipalco, ocorrerá uma exposição dos bonecos do TIM – Teatro Infantil de Marionetes, que foi animado, ao longo de décadas por Antonio Carlos Sena, recentemente falecido. Idealizado por sua mãe e continuado por seus filhos. O TIM continua realizando seu trabalho e, no Multipalco, além da exposição, haverá espetáculos e oficinas abertas ao público.
Ah, sim, e as obras de conclusão das obras do Multipalco, em especial do teatro italiano, não param. Em fins de agosto, o local recebeu as varas para instalações elétricas de iluminação do palco, obra que será desenvolvida ao longo de todo o mês. E ainda em setembro será lançado o projeto que escolherá o nome da nova sala, por enquanto carinhosamente conhecida apenas como “teatro italiano”, por seu formato e características. Mas até o final do ano, em processo semelhante àquele que levou ao batismo do teatro oficina, será escolhido o nome do novo espaço de espetáculos do Multipalco.
Antonio Hohlfeldt
Presidente da Fundação Theatro São Pedro