Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Editorial de Dezembro

Publicação:

Fachada do Theatro São Pedro
Theatro São Pedro fachada - Foto: Chico Lisboa

O mês de dezembro encerra o ano. Para o Theatro São Pedro, contudo, é um pouco diferente. É certo que o teatro suspende suas atividades durante o período das chamadas “festas de fim de ano”, mas em seguida as atividades de ribalta são retomadas. Mais que isso, mesmo durante os dias de festa as obras do teatro prosseguirão, tendo em vista a inauguração do chamado “teatro italiano” em fins de março do próximo ano.

Durante este mês mais curto, de dezembro, enquanto isso, a programação segue intensa. A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul apresentou a terceira das peças integrantes do chamado “tríptico”, de Puccini, “Gianni Schischi”, encerrando as atividades da instituiçaõ nesta temporada.

A Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, por seu lado, realizou seu concerto de encerramento do ano, na noite de 3 de dezembro, sob a regência da maestrina Kellyezi Severo, enquanto a ONG Sol Maior também encerrou suas atividades de 2024 com um concerto na noite de 10 de dezembro.

Os momentos mais referenciais para o Theatro São Pedro, contudo, são a entrega dos troféus Eva Sopher, tradição criada desde a morte da querida idealizadora do Multipalco e administradora do Theatro São Pedro ao longo de mais de 40 anos, e, na noite de 19 de dezembro, o encerramento da temporada, com a Orquestra Theatro São Pedro realizando um concerto sui generis, como o TSP tem procurado fazer a cada ano. A orquestra, com seus músicos e cantores, estará distribuída ao longo de janelas e portas laterais do prédio do Theatro São Pedro e o público estará distribuído nos jardins do teatro. Para isso, sugere-se que as pessoas tragam seus banquinhos e cadeiras de praia. O prédio do teatro estará inteiramente iluminado, o que produzirá efeitos muito bonitos para o público.

Quanto aos espaços do Multipalco, o projeto Sarau do Solar, promovido pela Assembléia Legislativa do Estado do RGS, será encerrado, nesta temporada, com um show do grupo Acústicos e Valvulados, na noite de 4 de dezembro, a partir do palco da concha acústica, com ingressos gratuitos.

Na noite seguinte, a mesma Assembléia Legislativa promove, no Teatro Oficina Olga Reverbel, a entrega dos troféus Teixeirinha e José Mendes. Uma série de grupos de dança, atendendo ao edital “Dança no Oficina”, da SEDAC, através do IEACEN, apresentar-se-ão: dia 4, “Rinha”, solo de Janaína Ferrari; dia 7, “Coisas que eu não sei sobre ti”, do Grupo Camaleoas; dia 14, X Mostra de Processos Espaço N; dia 18, “Apatia”, fechando,l deste modo, esta iniciativa que teve enorme sucesso, porque abriu espaços para diferentes grupos de dança que raramente alcançam ocupar palcos de Porto Alegre

No dia 8 de dezembro, coroando a temporada da peça “A última entrevista de Marília Gabriela”, que cumpriu temporada no Theatro São Pedro entre 6 e 8 do mês, haverá o segundo jantar no Du Attos, logo após o espetáculo, com aquisição de lugares antecipadamente, projeto iniciado em novembro e que prosseguirá ao longo dos meses de janeiro a março, até a inauguração do teatro italiano do Multipalco.

Ao fechar as cortinas desta temporada, a Fundação Theatro São Pedro precisa agradecer, antes de mais nada, aos artistas, de todos os gêneros das artes cênicas e demais criadores; e ao público em geral. As enchentes de maio e junho, que nos obrigaram a fechar as portas e destruíram locais de trabalho e instrumentos de muitos dos artistas, também atingiram funcionários, colaboradores e parte do público em geral. Ficamos fechados durante dois meses mas, ao regressar, voltamos com força e coragem, graças aos editais propostos pela SEDAC e que foram desenvolvidos com apoio do Banrisul. Não foi um ano fácil, mas foi um ano para testarmos nossa resiliência e nossa força de vontade.

Torçamos para 2025 seja melhor. De nossa parte, temos um projeto já anunciado: inauguração do teatro italiano do Multipalco e conclusão das obras deste centro cultural, no dia 27 de março de 2025, com a apresentação de 4 récita da ópera “Turandot”, de Puccini, pela OSPA, com regência do maestro Carlos Vieu, do Teatro Colón, de Buenos Aires.

Theatro São Pedro