Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

EDITORIAL - Programação de junho

Publicação:

Gradil Theatro São Pedro
Gradil Theatro São Pedro - Foto: Marcelo Nunes

Neste mês de junho estamos retomando, gradual e parcialmente, nossa programação. Na verdade, boa parte do que havíamos pensado para os meses de maio e junho acabou sendo cancelado: grupos que vinham do centro do país desistiram da temporada, ou porque teríamos dificuldades de público, ou porque nosso aeroporto fechou, invadido pelas águas, inclusive as festividades de reabertura do teatro, há 40 anos. Quanto aos grupos locais, muitos deles tiveram prejuízos, com seus espaços de ensaio e/ou de guarda de materiais também prejudicados pelas águas. Assim, toda a programação de maio e junho foi cancelada e passamos a pensar em alternativas sobre o quê fazer, quando o teatro reabrisse suas portas.

O que decidimos já sendo posto em ação: a) espetáculos que já tivessem patrocínios, a fim de garantir cachês aos artistas; b) preferencialidade a artistas prejudicados pelas enchentes; c) realização de espetáculos com ingressos gratuitos, mas com entrega de produtos a serem doados às vítimas das enchentes (como fizemos ao tempo da covid 19) por parte do público, além de festivais que permitam pagamento de ingressos cujos valores serão integralmente dirigidos aos artistas atingidos pelas cheias.

Neste sentido, conseguimos trazer de volta ou reorganizar festivais anteriormente programados, a começar pelo Festival de Música Colaborativo, patrocinado pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa: já havia alguns espetáculos do Sarau do Solar; acrescentamos nossa Orquestra e reorganizamos as datas daqueles espetáculos e formamos esta programação que já tem várias de suas noitadas com lotação esgotada.

Para julho, teremos o FESTECRI, o Festival de Teatro para Crianças, anunciado originalmente para maio, e assim por diante. Também foram confirmados os festivais do Palco Giratório, promovido pelo SESC, para novembro, a que se seguirá, de imediato, o Porto Alegre em Cena, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Importante: as obras do telhado e forro do Theatro São Pedro, desenvolvidas entre janeiro e março deste ano, pela Associação Amigos Theatro São Pedro, com apoio financeiro da empresa Gerdau, garantiu que o teatro não sofresse qualquer dano com as chuvas. Mais: durante o período em que estivemos com a programação suspensa, conseguimos encaminhar o processo de aquisição de equipamentos para a continuidade das obras de construção do teatro italiano do Multipalco que, assim, continua com a data indicativa de 27 de março de 2025 para a sua inauguração.

                       

Mais notícias

Theatro São Pedro