Secretaria da Cultura

• Data:
  • Palco Principal

INGRESSOS ESGOTADOS

O Festival da Canção Francesa surgiu, pela primeira vez, em 2008, por iniciativa da Aliança Francesa de Porto Alegre. Devido ao seu grande sucesso, o evento tornou-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país e passou a acontecer em escala nacional. Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.

Adotado pela rede de Alianças Francesas de todo o Brasil, o Festival conta com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano, descobrindo novos talentos e divulgando a diversidade do repertório musical em francês. A semifinal regional será realizada pela rede de Alianças Francesas no Brasil nas seguintes cidades: Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Os vencedores das etapas regionais são classificados para a Final Nacional, que neste ano também acontecerá em Porto Alegre, onde concorrem a uma segunda rodada de prêmios.

Os dez talentosos semifinalistas selecionados em Porto Alegre se apresentarão, no dia 22 de outubro no Theatro São Pedro, para um júri composto por: Diego Grendene (clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós), Jean-Luc Puyau (diretor da AFPOA), Marta Schmitt (radialista, programadora e curadora musical da FM Cultura Porto Alegre) e Negra Jaque (1° Secretária do Hip Hop RS, artista e produtora cultural). Neste ano, a semifinal da 17ª edição do Festival da Canção de Porto Alegre também contará com uma transmissão ao vivo.

Semifinal Festival da Canção Aliança Francesa de Porto Alegre
Quando: 22 de outubro de 2024, às 20h
Onde: Theatro São Pedro | Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada franca.
Realização: Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cultura
Apoio: FM Cultura, TVE, CHANDON, Le Bistrot Gourmet
Patrocínio: Timac Agro
Financiamento: Governo Federal

Palco Principal

Estacionamento

O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00

Classificação indicativa