Prêmio Eva Sopher
- Data:
- palco principal
A Secretaria do Estado da Cultura e a Fundação Theatro São Pedro promovem a sétima edição do Troféu Eva Sopher, homenagem à empreendedora cultural que por mais de 40 anos foi diretora do teatro mais antigo de Porto Alegre. A premiação ocorrerá no palco do Theatro São Pedro dia 17 de dezembro, às 19h, com entrada franca, e tem por objetivo valorizar personalidades públicas e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões.
Os agraciados com o Troféu Eva Sopher 2024 serão: Banrisul (Destaque Institucional), as produtoras Jane Schoninger e Letícia Vieira (Destaque Cultural), a atriz Sandra Dani (Destaque artístico) e Maria da Conceição Leges (Destaque da Casa - funcionária do TSP há 21 anos). A cerimônia terá a apresentação do Instituto Sociocultural Afro-Sul - Odomodê e da ONG Sol Maior.
A Fundação Theatro São Pedro segue firme com a missão e os valores de Eva Sopher. A equipe, após anos de aprendizagem ao lado desta grande empreendedora da área cultural, permanece com o espírito inovador, com o cuidado em valorizar nossa história, por meio do Theatro São Pedro, e pensar no futuro, em novas plateias e nas novas formas de consumo cultural, unindo esses conceitos ao Multipalco, formando um grande complexo cultural no centro de Porto Alegre. A missão do Prêmio Eva Sopher é divulgar – tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas – figuras públicas e marcas organizacionais que fazem a diferença para a Cultura.
Instituto Socio Cultural Afro-Sul - Odomodê
O Instituto Socio Cultural Afro-Sul - Odomodê funciona como movimento de valorização da cultura negra, com objetivo de lutar contra o racismo e divulgar a cultura afro gaúcha através de seus espetáculos e projetos socio culturais. Ao longo dos seu 50 anos, o Afro-Sul desenvolve uma série de atividades dentre as quais se destacam-se a música e dança. A forma mais pura que encontramos para expressar nossos sentimentos, resistir e também questionar a sociedade.
ONG Sol Maior
A Associação Sol Maior é uma organização não governamental, fundada em 2007, com o objetivo de ser um espaço de proteção e promoção social, voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em diferentes serviços e projetos. A música e a dança são as ferramentas utilizadas no trabalho desenvolvido na busca do exercício da cidadania plena. Sediada no Multipalco Eva Sopher, atende 530 crianças e adolescentes simultaneamente, entre 06 e 17 anos, os quais recebem oficinas gratuitas de Música e Dança, num ambiente de grande acolhimento afetivo, permeado pela prática constante de valores como disciplina, responsabilidade, ética e solidariedade.
Categoria Instituição - BANRISUL
Fundado em 1928, a primeira agência ficava aqui na Praça da Matriz, ao lado do Theatro São Pedro, junto ao Tesouro do Estado, local onde mais tarde foi construído o Palácio da Justiça. Com inúmeros projetos de patrocínio voltado à cultura, o Banrisul é um grande amigo das artes de palco e já promoveu inúmeros espetáculos ao longo de sua história. Este ano, foi o protagonista de um importante festival de retomada aos artistas após a enchente de maio que assolou o nosso Estado: o festival Movimenta Cena Sul, que impactou mais de 500 profissionais das artes cênicas.
JANE SCHONINGER
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui especialização em Gestão de Projetos Sociais e Culturais e em Gestão Organizacional. Desde 1999 atua na gestão e produção de programas culturais e Participa de comissões nacionais, estaduais e municipais para avaliação de editais na área cultural, bem como, colaborou em curadorias de importantes Festivas de artes cênicas no país. Como coordenadora de artes cênicas e visuais no Sesc RS, atua como produtora executiva de festivais, mostras e circuitos sistemáticos de teatro, dança, circo e exposições. Participa também de redes nacionais de trabalho do Sesc, na qual contribui para a construção e desenvolvimento de políticas culturais realizadas pela Instituição.
LETÍCIA VIEIRA
Formada em Marketing, com pós-graduação em Educação, Cultura e Diversidade, Letícia Vieira atua desde 1993 no mercado de produção cultural no Sul do país e já trabalhou por mais de duas décadas com Eva Sopher em projetos no Theatro São Pedro. Produtora artística de diversos segmentos da cultura, é diretora da Primeira Fila Produções desde 2013, participou de diversos eventos culturais, na programação e produção de aparelhos culturais e programas como a Feira do Livro de Porto Alegre, Porto Alegre em Cena, Acústicos RS, Mostra Cinema e Direitos Humanos, MIaC – Mostra Internacional de Arte Contemporânea, FUMPROARTE, entre outros.
SANDRA DANI
Sandra Dani nasceu em Porto Alegre, é bacharela em Psicologia pela PUC e Bacharela em Interpretação Teatral pela UFRGS, com Mestrado em Interpretação Teatral pela Universidade de Nova Iorque.
Foi Professora do Departamento de Arte Dramática da UFRGS de 1976 a 1999, e recebeu inúmeros prêmios, como de Melhor atriz Prêmio Braskem, Prêmio Açorianos, Festival de Cinema de Gramado, entre outros.
MARIA DA CONCEIÇÃO DORNELES LEGES
Maria trabalha conosco há 21 anos, é coordenadora de serviços gerais do Theatro São Pedro. Sua trajetória reflete o cuidado e o compromisso com cada detalhe que torna nosso espaço único. Maria é um exemplo de profissionalismo, garantindo que o Theatro seja sempre impecável para receber artistas, técnicos e público. Hoje, celebramos sua história e contribuição inestimável, entregando o Troféu Eva Sopher como reconhecimento de sua longa e exemplar caminhada conosco.
Local
palco principal
Estacionamento
O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00
Classificação indicativa
Livre