
O Inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III
- Data: De a
- Theatro São Pedro - Palco principal
O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO- NOSSO RICARDO III
A tragédia do rei Ricardo III (1592), obra-prima do dramaturgo inglês William Shakespeare, é o ponto de partida do espetáculo que apresenta a ascensão ao poder do tirano Ricardo de Gloucester, que chega ao trono da Inglaterra por meio de violências e traições. O espetáculo desconstrói o texto shakespereano, incorporando em sua narrativa vários outros tiranos que, ao longo da História, fizeram mau uso do poder e provocaram morte e destruição. A encenação, que comemora os 20 anos da Cia Teatro ao Quadrado de Porto Alegre/RS, tem atuações impressionantes de Marcelo Ádams e de Margarida Peixoto, e vem despertando entusiasmadas reações do público e da crítica, por sua linguagem cênica contemporânea e pela virulenta denúncia aos desmandos de governantes do passado e do presente. O inverno do nosso descontentamento- Nosso Ricardo III, com encenação de Luciano Alabarse, surpreende e provoca os espectadores com sua inventividade e ousadia no tratamento dado ao clássico, trazendo uma superposição de referências teatrais e de acontecimentos reais da História. Não há como sair ileso do Teatro, depois dessa experiência arrebatadora.
Apresentações serão de 08 a 10 de abril, sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 18h.
CIA TEATRO AO QUADRADO
A Cia Teatro ao Quadrado tem como fundadores os artistas e professores de teatro Marcelo Ádams e Margarida Peixoto, e foi fundada em 2002, em Porto Alegre/RS. Nesses 20 anos de atividades, divididas entre a criação de espetáculos teatrais e as oficinas de atuação, produziu dezenas de trabalhos cênicos. Os espetáculos da Cia Teatro ao Quadrado receberam vários prêmios nos âmbitos municipal, estadual e federal, como o Açorianos de Teatro, o Myriam Muniz/Funarte, o Petrobras/Circulação Nacional, o Prêmio de Montagem do Teatro de Arena/RS e o Fumproarte/Porto Alegre. Entre os trabalhos da companhia estão Os homens do triângulo rosa (2014), Artimanhas de Scapino (2012), A lição (2010), Mães & Sogras (2010), O médico à força (2008), Burgueses pequenos (2006), Goela abaixo ou Por que tu não bebes? (2005), Sofá, uma comédia picante (2005), Escola de mulheres (2004) e A secreta obscenidade de cada dia (2002).
Marcelo Ádams é ator, diretor teatral, dramaturgo, professor de Teatro da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Doutor em Teatro pela UDESC. Como ator, participou de dezenas de produções em teatro, cinema e teledramaturgia – dentre elas, trabalhos em espetáculos como Os homens do triângulo rosa (2014), pelo qual recebeu o Prêmio Braskem de Melhor Ator; A vertigem dos animais antes do abate (2014); Artimanhas de Scapino (2012); A lição (2010); Édipo e O médico à força (2008), pelos quais recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator; Hamlet (2006); O homem e a mancha (2006), pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Ator; Goela abaixo ou Por que tu não bebes? (2005); A ronda do lobo- 1826 (2002) e As núpcias de Teodora- 1874 (2000). Atuou em filmes como Os senhores da guerra (2014), Quase um tango (2009) e Noite de São João (2003).
Margarida Peixoto é atriz, diretora teatral e professora de Teatro. Como atriz, atuou em muitas produções em teatro, cinema e teledramaturgia, dentre as quais estão espetáculos como Mães & Sogras (2010); Bodas de sangue (2010); Platão dois em um (2009); Burgueses pequenos (2007); Hamlet (2006), pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Atriz Coadjuvante; Locomoc e Millipilli (2005) pelo qual recebeu o Prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante; Goela abaixo ou Por que tu não bebes? (2005); As traças da paixão (1999); Beladormecida (1995); Romeu e Julieta (1993) e Vida de cachorro (1993). Atuou em filmes como Quase um tango (2009), Saneamento básico, o filme (2007) e O homem que copiava (2003).
FICHA TÉCNICA: O inverno do nosso descontentamento – Nosso Ricardo III
Encenação: LUCIANO ALABARSE
Atuação: MARCELO ÁDAMS e MARGARIDA PEIXOTO
Dramaturgia: LUCIANO ALABARSE, MARCELO ÁDAMS e MARGARIDA PEIXOTO, a partir de A tragédia do rei Ricardo III, de William Shakespeare
Figurinos: ANTONIO RABÀDAN
Cenografia: LUCIANO ALABARSE
Iluminação: MAURÍCIO MOURA e JOÃO FRAGA
Trilha sonora pesquisada: MARCELO ÁDAMS e LUCIANO ALABARSE
Operação de sonoplastia: LUIZ MANOEL Produção: CIA TEATRO AO QUADRADO e LUCIANO ALABARSE
Produção executiva: JAQUES MACHADO e LINCOLN CAMARGO
Identidade visual: DÍDI JUCÁ Costureira: MARIA JOSÉ LEONI
Divulgação: AGÊNCIA CIGANA
Realização: CIA TEATRO AO QUADRADO 20 ANOS
É obrigatório o uso de máscara nas dependências do teatro (cobrindo nariz e boca), assim como mantê-la durante a apresentação. Para entrar no teatro será exigida a apresentação do comprovante de vacinação oficial, que pode ser obtido no aplicativo ConecteSUS ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde ou outro órgão governamental.
Ingressos
Comprar Ingressos Online
Local
Theatro São Pedro - Palco principal
Estacionamento
O Theatro São Pedro e o Multipalco Eva Sopher possuem um estacionamento.
Entrada pela Rua Riachuelo, 1089
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00
Classificação indicativa
16 anos