
Musical Évora | Gaita Ponto e Violoncelo
- Data:
O Musical Évora do dia 06 de julho (quarta), recebe o Duo de Gaita Ponto e Violoncelo com Renato Müller e Lucas Duarte. O recital ocorre no Foyer Nobre do Theatro São Pedro em apresentação única, às 12h30, com entrada franca. No repertório, composições de Bach, Cassadó, Renato Müller e Lucas Duarte.
O evento respeita todos os protocolos de higiene e distanciamento, com ocupação total de 100 lugares. O Musical Évora tem o patrocínio da Évora Holding Company, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e produção da Fundação Theatro São Pedro – instituição vinculada à Sedac.
Recomenda-se o uso de máscara durante o evento.
Sobre Gaita Ponto
Um instrumento e um instrumentista trilhando um caminho que leva à algum lugar. Virgo é um signo conhecido por saber organizar maneira de trilhar caminhos. Gaita Ponto e Virgo Lá é o novo trabalho instrumental de Renato Müller.
Produzido em 2019 por Antonio Flores, teve seu lançamento adiado devido a pandemia de covid-19. Neste álbum Renato trás composições inéditas e duas já conhecidas nas telas de cinema, Cecília (Eu Teu Nome...) e A Oeste do Fim do Mundo (de mesmo nome).
A atuação no Irish Fellas, grupo dedicado à pesquisa e performance da música tradicional irlandesa, a curiosidade de conhecer a linguagem da Gaita Ponto em diversas culturas e toda a bagagem da tradição do instrumento no Brasil trouxeram uma sonoridade universal ao álbum.
Gaita Ponto e Virgo Lá é um álbum idiomático, no entanto, incentiva a pensar a Gaita Ponto de outras maneiras e sugestionar novos caminhos de composição ao instrumento.
Sobre Renato Müller
Natural de Santo Antônio da Patrulha, está radicado em Porto Alegre desde 2003. Em 2011 passou a integrar o grupo Irish Fellas, voltado ao estudo, à pesquisa e à apresentação de música tradicional irlandesa. Desde 2012 é professor da Fábrica de Gaiteiros, do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, na sede de Porto Alegre. Recentemente ingressou no curso de Licenciatura em Música do Instituto Porto Alegre (IPA).
Em 2009, ano que lançou o primeiro disco, intitulado Garatuja, recebeu os prêmios: melhor Instrumentista na Moenda da Canção e de melhor trilha sonora em longa metragem no Festival de Cinema de Gramado com o filme Em teu nome, de Paulo Nascimento. Outra experiência no cinema aconteceu em 2011, quando realizou a direção musical da série Fim do Mundo, produzida pela Accorde Filmes e exibida pela RBS TV e Globo Internacional para 89 países da Europa e da África.
Em 2013, tocou no Rock in Rio, com a banda Sensessional, formada por músicos de todo o Brasil.
No ano anterior, compôs a trilha sonora do filme A Oeste do Fim do Mundo, de Paulo Nascimento,e participou da Cioff World Folkloriada em Anseong, na Coréia do Sul, com o grupo de dança de Cadica Costa. Com o mesmo grupo, esteve em 2013, em Portugal, no Festival do Grupo Folclórico da Corredoura. Em 2014, acompanhou a cantora Paula Fernandes, ao lado de Carlitos Magallanes,
no programa de televisão Criança Esperança. Em 2019 realizou cursos de gaita ponto de 8 baixos em Portugal nas cidades de Lisboa e Cascais, e na Itália em Roma, Gênova e Lecce . Em 2020 lançou virtualmente seu segundo álbum “Gaita Ponto e Virgo Lá” e em 2021 dois singles “Melanoleuca” e “O Circo” produzido por Guto Wirtti.
Sobre Lucas Duarte
Lucas Duarte é compositor e violoncelista. Gosta de escrever poesia e cantar a vida. Aos sete anos ganhou um violão de seu pai e a partir de então começou a se interessar pela canção, compondo pequenas melodias. Aos treze anos, no Chile, dedicou seus estudos ao violoncelo, integrando a orquestra de sua escola, a Orquestra de Niños del Valle de Elqui, regida pelo maestro Guillermo Castellón.
Anos depois ingressa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conclui o bacharelado em Música com Habilitação em Violoncelo. Atualmente, integra a cena musical de Porto Alegre e do estado com diversas frentes: o jazz, a música erudita e a canção. É o primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica Laje de Pedra em Canela-RS e já se apresentou com renomados nomes da música, tais como: Camille Bertault, Salomão Soares, Pablo Trindade, Dani Black e Gelson Oliveira. Em 2020, teve a oportunidade de arranjar uma série de canções do compositor Pramit Almeida para o Sofar América Latina, e desde então vem ganhando espaço como compositor e arranjador.
A apresentação no Instituto Cervantes abrange um repertório autoral e releituras de Violeta Parra e Victor Jara, renomados artistas chilenos que constantemente são homenageados pelo artista em seus espetáculos. A apresentação também contará com obras de Johann Sebastian Bach e Gaspar Cassadó.
Sobre o Musical Évora
O projeto consolidou-se como palco de inúmeros artistas locais, nacionais e internacionais e promete oferecer ao público a mesma qualidade, com excelentes apresentações de diferentes instrumentos e estilos da música erudita. Há mais de 20 anos, o projeto iniciou com o nome de “Música ao meio-dia”, logo após tornou-se “Musical Petropar” e, mais recentemente, “Musical Évora”. Na ocasião os músicos terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho ao público, com apresentações gratuitas, todas as quartas-feiras úteis, sempre às 12h30, com duração de aproximadamente 45 minutos.
_________________________________________________________
Programa:
SUITE I PARA VIOLONCELO SOLO – BWV 1007 JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
PRELÚDIO- ALLEMANDE
A OESTE DO FIM DO MUNDO – RENATO MÜLLER
MELANOLEUCA – RENATO MÜLLER
SUITE PARA VIOLONCELO SOLO – GASPAR CASSADÓ (1897-1966)
PRELÚDIO – FANTASIA
CECÍLIA – RENATO MÜLLER
AMOROSA – RENATO MÜLLER
ZAMBA AUSTRAL – LUCAS DUARTE
CINCO CONTO – EDUARDO CARDEAL E RENATO MÜLLER
________________________________
SERVIÇO
Musical Évora
Quem: Duo de Gaita Ponto e Violoncelo com Renato Müller e Lucas Duarte
Data e horário: 06 de julho (quarta-feira) 12:30 horas
Local: Foyer Nobre do Theatro São Pedro
Capacidade de Público: 100 pessoas
____________________________
ASSESSORIA ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO THEATRO SÃO PEDRO:
Camila Oliveira Strasburg
Assessoria de Comunicação
51 99550.1024