Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Lançamento do livro Homo Zapiens, de Luiz Coronel

  • Data:
  • Foyer Nobre do TSP

Livro que comemora 50 anos de vida literária é o 85º da bibliografia do escritor.

No próximo dia 9 de abril, terça-feira, às 19 horas, Luiz Coronel lança seu novo livro, Homo Zapiens, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Pç. Mal. Deodoro, s/ nº). A publicação marca a celebração dos 85 anos do poeta bageense, tem apresentação de Sergius Gonzaga e Carlos Nejar, além de pareceres de leitores sobre os “videopoemas” que Coronel divulga nas redes sociais. O lançamento conta com entrevista com o autor, sessão de autógrafos, vin d’honneur e distribuição gratuita de exemplares.

SOBRE O LIVRO HOMO ZAPIENS

A obra, que foi escrita ao longo de 3 anos, tem uma proposta singular dentro da bibliografia do autor, trazendo 85 poemas divididos em 12 “instâncias literárias” de temáticas distintas. Junto a cada poema, uma série de “projeções poéticas” que formam mais de 500 pequenos textos. Esses textos, em significativo número, foram criados como mensagens de WhatsApp, fator que dá origem ao nome do livro. Como nas demais obras do autor, a presente edição é marcada por extremo zelo editorial, vide a Coleção Dicionários, alcançando sua 20ª edição, e a Coleção Esquilo, coleção infantil com 10 títulos. 

Para a apresentação do livro, a edição conta com textos de dois grandes nomes das letras: Sergius Gonzaga e Carlos Nejar. Crítico literário e professor de literatura, Sergius Gonzaga avalia a presente produção de Coronel: “Neste livro, ele mostra seu lado criativo, veiculando ‘videopoemas’, com alto e crescente índice de visualizações. É um autor que nos revela, a cada dia, a urgente e inadiável necessidade da poesia em todas as linguagens que ela possa comparecer.” Já o imortal Carlos Nejar faz um resumo sobre a obra de Coronel: “Luiz Coronel é um grande poeta gaúcho. Indicado, esteve na Residencia de Estudiantes, de Madrid, Espanha, onde conferenciou e foi traduzido na língua de Cervantes. Autor de um poema épico sobre a Revolução Farroupilha, é o maior letrista da canção nativa, prosador de primeira linha, com livros de poesia infantil, crônicas com visão nova do Brasil, notável contador de causos, dentro da tradição de Simões Lopes Neto.”

Ao final do livro, é possível conferir 85 comentários sobre os “videopoemas” que o poeta produz e veicula em suas redes sociais. Dentre os pareceres, há destacados leitores, como Carlos Ayres Britto, Olívio Dutra, José Fogaça, Roberto Duailibi, Ayrton Patineti dos Anjos, Lucinha Lins, Deborah Finocchiaro e Fera Carvalho Leite. Optou o autor pelo número de 85 poemas e de 85 pareceres como forma referente à celebração de 85 anos. Original em sua forma e conteúdo, o livro recebe de capa o parecer de Lúcia Verissimo: “Um dos melhores livros do ano.”

Homo Zapiens também marca os 50 anos de literatura do autor, festejados em 2023. Seu primeiro livro, Mundaréu (Editora Garatuja – 1973), foi celebrado quando de sua estreia. A obra recebeu o Prêmio Nacional de Poesia MEC 1973 e contou com elogios da crítica especializada, como no parecer de Carlos Drummond de Andrade: “Eis uma combinação feliz de humor, poesia e arte. Foi uma festa a chegada de tanta poesia em minha casa. Sua voz penetra os eternos mistérios da poesia, transmitindo-a de maneira cativante.”

SOBRE O LANÇAMENTO

O livro Homo Zapiens será lançado no dia 9 de abril, terça-feira, às 19 horas, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Na entrada, haverá distribuição gratuita de exemplares aos presentes. Está programada uma entrevista com Luiz Coronel, pelas atrizes Deborah Finocchiaro e Fera Carvalho Leite, abordando o livro e a obra do escritor – com intérprete de Libras. Após, haverá sessão de autógrafos com o autor Luiz Coronel junto a um vin d’honneur comemorativo. 

 

O QUÊ: Lançamento do livro Homo Zapiens, de Luiz Coronel

QUANDO: 9 de abril, terça-feira, 19 horas

ONDE: Foyer Nobre do Theatro São Pedro (Pç. Mal. Deodoro, s/ nº)

ENTRADA: Gratuita

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS HOMO ZAPIENS

Editoras: Mecenas e AGE

Dimensões: 18 cm x 24 cm

Páginas: 240 páginas

 

O livro Homo Zapiens tem financiamento Pró-Cultura – Secretaria de Estado da Cultura –  Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com patrocínio do Grupo Zaffari.

Local

Foyer Nobre do TSP

Estacionamento

O Theatro São Pedro e o Multipalco Eva Sopher possuem um estacionamento.
Entrada pela Rua Riachuelo, 1089
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro