Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Lançamento da Caixa Prelúdios Livro II

  • Data:
  • Foyer Nobre do TSP

Recital gratuito com o pianista Ney Fialkow marca o lançamento de objeto de arte que reúne composições de Vagner Cunha e gravuras de Teresa Poester

 

Com recital gratuito de Ney Fialkow ao piano na terça-feira, dia 29 de outubro, às 19h30, no foyer do Theatro São Pedro, o compositor Vagner Cunha e a artista visual Teresa Poester lançam a caixa Prelúdios, um objeto de arte que une som e imagem. A peça de 25 x 25 cm, produzida pela Cartonaria segundo projeto do artista gráfico Fábio Zimbres, contém o CD Prelúdios para Piano Livro II, com 12 composições de Vagner interpretadas por Fialkow, além de cinco gravuras criadas por Teresa enquanto ouvia o disco na casa-ateliê que mantém em Éragny-sur-Epte, a 70 km de Paris.

As gravuras foram impressas pela artista francesa Sabine Krawczyk e finalizadas em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, com tiragem de Marcelo Lunardi. No evento de lançamento, as obras, que dialogam com os prelúdios de Vagner, estarão expostas em uma mesa de vidro, podendo ser contempladas pelo público enquanto o pianista apresenta, ao vivo, as composições registradas no álbum. Na noite especial, o público também poderá conferir, em primeira mão, duas músicas da sequência Prelúdios para Piano Livro III, prevista para ser lançada no próximo ano por Vagner.

Durante o evento, será possível adquirir as caixas, que, assim como cada gravura e CD, são numeradas e personalizadas com as assinaturas dos artistas, com edição limitada a 30 cópias. Na data, ainda estarão disponíveis partituras numeradas e assinadas de Prelúdios para Piano Livro I e de Prelúdios para Piano Livro II, com as anotações a lápis de Vagner. A tiragem é de apenas 10 cópias de cada, com impressão fine art feita pelo próprio compositor, e acompanha o CD homônimo, que também poderá ser adquirido de forma avulsa na ocasião. "Nesses tempos que a música se distancia cada vez mais dos formatos físicos, Vagner Cunha continua produzindo objetos maravilhosos, com não só uma música maravilhosa, mas com uma parte gráfica incrível também", elogiou Vitor Ramil recentemente.

Os trabalhos, lançados pelo Selo Bell'Anima, são resultado de uma amizade e admiração mútua que Teresa e Vagner nutrem desde 2010 e que se estreitou em 2013. "Vagner usa texturas sonoras, eu uso texturas visuais", compara a artista bageense. "Nos nossos encontros, Teresa me falou muito sobre a questão do ritmo da música com a rítmica do trabalho dela. E eu tenho a impressão de que o que ela pinta é um incenso visual, uma arte que está muito integrada. E essa percepção me chama para o incenso musical, para a produção de uma música que preenche o ambiente, que não precisa de uma atenção total enquanto é ouvida, mas que também não deixa o ouvinte se distanciar completamente", completa o compositor.

A colaboração entre os dois artistas se iniciou em 2014, na exposição Anagramas, na Bolsa de Arte, quando Teresa criou a primeira versão do vídeo Outubro, sobre música de Vagner. Em 2019, em Labografias, Vagner tocou violino ao vivo numa performance realizada na abertura da mostra Até que meus dedos sangrem, na Sala João Fahrion da Reitoria da UFRGS, interagindo com a vídeo-instalação criada por Teresa. Se em Labografias o músico compôs a partir das imagens da artista visual, em Outubro Teresa criou os vídeos a partir do áudio de Vagner.

O álbum Prelúdios para Piano Livro II foi gravado ao vivo no dia 26 de fevereiro de 2023, com Ney tocando um piano Fazioli, na sede da Bell’Anima, no Recanto Maestro, localizado a 30 km de Santa Maria. O registro foi feito pelo engenheiro de som Leo Bracht e chegou às plataformas digitais em maio do mesmo ano, tendo em sua capa digital uma gravura assinada por Teresa. A artista dá nome à oitava faixa do álbum, composta por Vagner em homenagem à ela.

Como o título do álbum já antecipa, o álbum sucede Prelúdios para Piano Livro I, de 2018, com André Carrara ao piano. A criação de prelúdios tem um papel importante no processo criativo de Vagner: "Encaro de duas formas. Uma é exercitar a composição no que eu chamo de 'pequenas formas', ou seja, que não sejam concertos ou óperas, formatos mais próximos de mim nos últimos anos. A outra é que os prelúdios me permitem estudar, exercitar, testar. É como um laboratório. Partes de prelúdios podem entrar num concerto, trechos de um concerto podem gerar um prelúdio", reflete.

 

FICHA ARTÍSTICA

Caixa Prelúdios Livro II

Teresa Poester e Vagner Cunha

Impressão das gravuras de Teresa Poester: Sabine Krawczyk e Marcelo Lunardi

Ney Fialkow, piano

Gravado e mixado por Leo Bracht na sede da Bell'Anima no Recanto Maestro

Produzido por Vagner Cunha para Bell'Anima Produções

Produzido em Porto Alegre e Éragny-sur-Epte, entre 2023 e 2024

 

SOBRE OS ARTISTAS                                                                 

Vagner Cunha transita como compositor, violinista, arranjador e produtor por diversos gêneros. Em 2018, estreou a ópera O Quatrilho, baseada em texto de José Clemente Pozenato. A Paixão de Dante, coleção de récitas criadas por Vagner para orquestra e coro em homenagem aos 700 anos de morte de Dante Alighieri, estreou em agosto de 2021 no Theatro São Pedro. Em 2018, foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Arranjo, por Campos Neutrais, de Vitor Ramil.

Teresa Poester explora o desenho e suas múltiplas possibilidades de fusão com outras linguagens como a fotografia, a performance e o vídeo. Desde os anos 1980 realiza mostras individuais no Brasil, Argentina, Espanha, França e Bélgica, obtendo prêmios nacionais em desenho. Entre 1986 e 1989, estudou pintura em Madri e, desde 1998, quando foi realizar seu doutorado em Paris, vive e trabalha entre Porto Alegre e Eragny sur-Epte, na Normandia.                                       

Ney Fialkow foi premiado em diversos concursos nacionais e no exterior. Atuou como solista de orquestra sob a regência de Camargo Guarnieri, Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Miguel Graça Moura, Delta David Gier e Antonio Borges-Cunha. Lançou em CD a obra completa de Claudio Santoro para violoncelo e piano com Hugo Pilger, álbum indicado ao Grammy Latino de 2021.

 

SERVIÇO

Recital de lançamento da caixa Prelúdios, com Ney Fialkow ao piano interpretando composições do álbum Prelúdios para Piano Livro II, de Vagner Cunha

Dia 29 de outubro, terça-feira, às 19h30

Foyer do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N - Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Local

Foyer Nobre do TSP

Estacionamento

O Theatro São Pedro e o Multipalco Eva Sopher possuem um estacionamento.
Entrada pela Rua Riachuelo, 1089
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro