
Flautarium - Flauta doce brasileira (Musical Évora)
- Data:
- Sala da Música do Multipalco Eva Sopher
Entrada Franca
O Flautarium - Conjunto de Flautas Doces da UFRGS é um projeto de Extensão do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi criado em 1998 por Lucia Carpena, professora Titular de flauta doce da UFRGS e um dos mais longevos conjuntos de flautas doces do país. Desde sua origem, o Flautarium tem como objetivo proporcionar aos alunos de flauta doce do Departamento de Música a execução em alto nível do repertório para conjunto de flautas doces, divulgar este repertório para o público em geral e incentivar a composição de novas peças para flauta doce, contribuindo assim para a ampliação do repertório brasileiro para flauta doce. Ao longo de seus vinte e sete anos de existência, a característica mais marcante do Flautarium é ser um espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão, por sua importância na formação artística e pedagógica dos alunos de Graduação e Pós-Graduação; seu papel como interface entre universidade e sociedade e, finalmente, como meio propício à pesquisa de repertório e desenvolvimento de metodologias de ensaio. O Flautarium fez sua estréia em 1998, no foyer nobre do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e começou suas atividades regulares realizando concertos em sua própria casa: a UFRGS. Iniciou dentro da programação oficial da Universidade, como os Saraus do DEMUS, a Semana de Música Antiga da UFRGS, Salão de Iniciação Científica e Salão de Extensão, o projeto Interlúdio. Apresentou-se em espaços tradicionais da cidade de Porto Alegre e no interior do RS. Em 2010 o Flautarium foi convidado para integrar a programação artística do IV Encontro Nacional de Flauta Doce, na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde apresentou programa totalmente composto por obras brasileiras. Nos anos seguintes, apresentou-se nos encontros de Tatuí (V Encontro, 2011) e São Paulo (VI Encontro, 2012) e no AULOS – I Encontro Internacional de Flauta Doce, promovido pela UDESC, em Florianópolis (2013). Em novembro de 2012 o Flautarium recebeu seu primeiro convite internacional e a partir daí realizou concertos no Uruguai e na Alemanha.
Repertório
O repertório do grupo é muito heterogêneo, abrangendo desde peças do século XVI até nossos dias, nos mais variados estilos. O Flautarium desenvolve também um projeto contínuo de divulgação de repertório original escrito por compositores brasileiros, tendo inclusive estreado diversas peças dedicadas ao grupo. O grupo realiza também concertos didáticos em escolas, visando aproximar crianças e jovens da música e formar público para o futuro. Uma das marcas do Flautarium é, paralelamente ao repertório já consagrado mundo afora, a contínua divulgação de repertório brasileiro original para flauta doce. Dos compositores brasileiros consagrados, estão no repertório do grupo peças de Sérgio Vasconcelos Corrêa, Bruno Kiefer e Fernando Mattos, e o Flautarium vem se dedicando à divulgação de compositoras brasileiras, como Letícia Arnold, Lúcia Cysneiros, Sandra Mohr. A coordenadora do grupo é licenciada em Música pela UFRGS, com mestrado em flauta doce pela Staatliche Hochschule für Musik de Stuttgart (Alemanha) e doutorado em Práticas Interpretativas pela UNICAMP (Campinas/Brasil), atua como flautista solista e camerista no Brasil e no exterior, desenvolve projetos de pesquisa relacionados à música brasileira para flauta doce e ópera barroca alemã. Atualmente o Flautarium é integrado por Bruno Neitzel, Cibel Balsamo, Débora Jordana Dourado, Keliezy Severo e Leonardo Perroni.
Local
Sala da Música do Multipalco Eva Sopher
Estacionamento
O estacionamento tem entrada pela Rua Riachuelo, 1089, com elevador de acesso aos espaços.
Faça aqui a reserva de sua vaga e pague o valor único de R$ 25,00 durante os espetáculos.
Após a compra, o acesso será liberado por QR Code e também pela leitura da placa do veículo, permitindo entrada e saída com facilidade.
Classificação indicativa
Livre