Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Exposição "O encontro da marionete com o sonho"

  • Data: De a
  • Foyer do Multiplco

PROGRAMAÇÃO DO PORTO ALEGRE EM CENA

Entrada franca - Disponível no Foyer do Multipalco das 9h às 18h

Homenagem ao TIM - Teatro de marionetes - 70 anos
E ao Anima Sonho - 40 anos

No ano de 2024 aniversariam dois dos principais grupos de teatro de bonecos do Rio Grande do Sul:

O TIM - Teatro de Marionetes foi fundado no ano de 1954, pela artista e professora de Artes, Odila Cardoso De Sena (1913-2007), inspirada pelo trabalho do Teatro Dei Piccolli - companhia italiana do diretor Vittorio Podrecca (1883-1959) - e acompanhada por seu filho, Antônio Carlos Cardoso De Sena (1941-2024), com formação em Artes Cênicas (UFRGS). Antônio se casou com Reneidi Mezeck De Sena, que foi também sua parceira artística. Carlos Mezeck De Sena, filho do casal, segue a tradição familiar com espetáculos próprios.

O ANIMA SONHO foi fundado no ano de 1984, pela dupla de gêmeos Ubiratan Carlos Gomes (1953) e Tiarajú Carlos Gomes (1953-2005). O início da carreira foi com o grupo musical Santa Preguiça, mas o contato com o teatro de bonecos e com a especificidade do Mamulengo encantou os irmãos, de modo que O Teatro de Bonecos se impôs como atividade principal da dupla.

Os dois grupos, junto com outros bonequeiros do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, fundaram a Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos (AGTB), em 1986. Concomitantemente a esse movimento, Antônio Carlos De Sena idealizou o Festival Internacional de Bonecos de Canela, um dos principais eventos do gênero na América Latina. Antônio convidou o Anima Sonho para fazer a abertura da primeira edição, formando uma parceria que perduraria a vida toda.

Por essa razão, consideramos importante constar na programação do Porto Alegre em Cena desta ano uma homenagem aos dois grupos e às figuras de Odila Cardoso De Sena, seu filho - Antônio Carlos De Sena e Tiarajú Carlos Gomes. Pode ocorrer na abertura da exposição e pode acontecer de forma simples, com o discurso de algumas pessoas que são referência e com a presença da ABTB/Unima Brasil na figura da Beth Bado.

Local

Foyer do Multiplco

Estacionamento

O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro