Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Exposição INFÂNCIA

  • Data: De a

Exposição de pinturas de YOLANDA IANELLI FERNANDEZ ( 6 anos – 30/05):

50 Pinturas selecionadas num universo de cerca de 300 pinturas sobre telas e centenas de desenhos. Realizados entre os dois anos e três anos de YOYO. 

Cinco livros publicados:

Dia no Ateliê (INFANTIL) – Pinturas de YOYO – Texto de Mariana Ianelli

Canções Meninas (POESIA e ARTE) – Desenhos de YOYO – Poemas de Mariana Ianelli

Chansons Fillettes (França – POESIA e ARTE) – Desenhos de YOYO – Poemas de Mariana Ianelli

YOYO e os Museus (ARTE) Fotografias – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa

YOYO e os Desenhos (ARTE) Desenhos de YOYO – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa

YOYO e as Pinturas (ARTE) Pinturas de YOYO – Textos de Mariana Ianelli e Paulo Rosa

Palestra e Conversas sobre o tema da INFÂNCIA em 3 de junho (20h)

Antônio Holhfeldt (Escritor, Diretor do Theatro São Pedro / Cleonice Bourscheid (Escritora de livros infantis; Poeta e Produtora Cultural / Paulo Rosa – Escritor, Cronista, Medico Pediatra e Psiquiatra – Diretor do Hospital Psiquiátrico Espírita Alemão, de Pelotas)

O tema INFÂNCIA abordado sobre o escopo da potencialidade infantil de forma generalizada, a partir do estímulo, do acesso ao conhecimento, da curiosidade, da Cultura e do exercício das atividades de brincar e criar com exercício de Liberdade.

A partir do mote filosófico – “Um gato que atravessou uma viela medieval numa noite é o MESMO gato que atravessa uma rua de uma cidade contemporânea na noite de hoje”. Ou seja , todos os indivíduos são iguais ; TODAS AS CRIANÇAS são iguais e potencialmente capazes de desenvolver idênticos processos de descoberta, de absorção de conhecimentos, de desenvolvimento de atividades de criatividade e invenção. Todas são capazes de brincar e de criar desde que estimuladas e incentivadas com apoio e liberdade.

Essa Exposição, o livro e as palestras são atividades voltadas para a valorização dos estímulos ao conhecimento, à cultura, à criação e à liberdade criativa de todas as crianças, de todas as idades, sem exceções.

Livro INFÂNCIA – Livro de Arte - de Pinturas de Yolanda Ianelli Fernandez, com texto e poemas de Mariana Ianelli ; com texto de Paulo Rosa - 116 páginas a 4 cores – Edição de Luxo, encadernada em Capa Dura – Edições Ardotempo . Livro fora de comércio.

De 3 de junho a 3 de julho de 2022 (somente em dias de atividade do Theatro)

Espaço Expositivo do Theatro São Pedro – Hall de entrada do Teatro / Sala de Espetáculos

Gratuito.

Theatro São Pedro