Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Musical Évora - Duo de Flauta e Violão (Amanda Carpenedo - Violão, Rafael Marques - Flauta)

  • Data:

O Musical Évora do dia 11 de maio recebe o Duo de Flauta e Violão com Rafael Marques e Amanda Carpenedo. O recital ocorre na Sala da Música do Multipalco em apresentação única, às 12h30, com entrada franca. No repertório, Piazzola, Gnatalli e outros. O evento respeita todos os protocolos de higiene e distanciamento, com ocupação total de 100 lugares. Para melhor organização, haverá distribuição de senhas a partir das 12h. O Musical Évora tem o patrocínio da Évora Holding Company, realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e produção da Fundação Theatro São Pedro – instituição vinculada à Sedac.
Recomenda-se o uso de máscara durante o evento.

Amanda Carpenedo

Mestra em Música no ramo da Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal, e possui os títulos de Bacharelado em Violão e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo obtido o diploma de Láurea Acadêmica em ambas as graduações. É professora substituta de violão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e também atua como professora no projeto AACAMUS vinculado à Casa da Música de Porto Alegre. Participou de diversos festivais de músicas nacionais e internacionais, nos quais teve aulas com músicos consagrados como Álvaro Pierri,Eduardo Fernandez, Paulo Bellinati, Marco Pereira, Paulo Martelli, Eduardo Isaac e Thomas Viloteau. Integrou o trio “Damas do Violão” com Flávia Domingues Alves e Fernanda Kruger, de 2014 a 2018 e também foi membro da Camerata Violões de Porto, em Porto Alegre, RS, desde a formação original em 2017 até 2018. Como violonista solo atuou em diversos países como Brasil, Argentina, Portugal, França e Espanha e foi ganhadora do 1o lugar no I concurso de violão Fábio Lima – Homenagem a Henrique Pinto em Curitiba, PR. Em 2019 realizou importantes concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com destaque para a turnê europeia com a qual se apresentou em cinco países e um concerto na prestigiada Casa da Música no Porto, PT. Além de seus trabalhos nas áreas da performance, Amanda também atua nas áreas da Educação, investigação, criação e produção.

Rafael Marques
Mestre em Música pela UFRGS e Bacharel em Música sob a orientação de Leonardo Winter pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formado na escola de música do IPDAE. Passou no concurso jovens solistas, da Orquestra de Câmara FUNDARTE de Montenegro, sob a regência de Antônio Borges-Cunha. Vencedor do I Concurso “ Melhor Jovem Flautista” realizado pelo VII encontro de flautistas do RS. Participou como músico Convidado na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara da Unisinos, Orquestra de Sopros Municipal de Carlos Barbosa, Orquestra Sinfônica de Carazinho entre outras. Atualmente aViloteau instrumentista na Orquestra Eintracht de Campo Bom, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra Ébano e Marfim e como Diretor Artístico da Orquestra de Música Barroca Lux Sonora e como docente de teoria e percepção e flauta transversal em cursos livres de música na cidade de Porto Alegre e região metropolitana.

Sobre o Musical Évora
O projeto consolidou-se como palco de inúmeros artistas locais, nacionais e internacionais e promete oferecer ao público a mesma qualidade, com excelentes apresentações de diferentes instrumentos e estilos da música erudita. Há mais de 20 anos, o projeto iniciou com o nome de “Música ao meio-dia”, logo após tornou-se “Musical Petropar” e, mais recentemente, “Musical Évora”. Após mais de um ano sem apresentações, por conta da pandemia da Covid-19, os músicos terão mais uma oportunidade de apresentar o seu trabalho ao público, com apresentações gratuitas, todas as quartas-feiras úteis, sempre às 12h30, com duração de aproximadamente 45 minutos.

_________________________________________________________

Programa:

Astor Piazzolla (1921-1992)

Histoire du Tango

- Bordel 1900

- Café 1930

- Nightclub 1960

- Concert d’aujourd’hui

Radamés Gnattali (1906-1988)

Sonatina para Flauta e Violão

- Cantando com simplicidade

- Adagio – Expressivo e Poco Rubato

- Movido

Celso Machado (1982-)

Suíte Popular Brasileira

- Paçoca

- Quebra queixo

- Piazza vittorio

- Algodão doce

- Sambossa

- Pé de moleque

____________________________________

SERVIÇO
Musical Évora
Quem: Duo de Flauta e Violão com Rafael Marques e Amanda Carpenedo
Data e horário: 11 de maio (quarta-feira) 12:30 horas
Local: Sala da Música do Multipalco Eva Sopher
Capacidade de Público: 100 pessoas

Theatro São Pedro