Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Dia Estadual do Fado

  • Data:
  • Palco Principal

O espetáculo homenageia o "Dia Estadual do Fado", comemorado em 1º de julho, que faz parte do calendário oficial de eventos do estado. A data escolhida refere-se ao nascimento de Amália Rodrigues, a maior cantora de Fado de todos os tempos, que propagou a cultura, o idioma e a música de Portugal ao longo de sua vida.

O Fado é Patrimônio Imaterial da Humanidade a decisão de declarar o Fado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi tomada no dia 27 de novembro de 2011, na reunião do VI Comité Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que teve lugar em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali.

Mais uma vez o grupo Alma Lusitana comemora o Dia Estadual do Fado, após 2 edições de muito sucesso, pelo segundo ano consecutivo no palco do magnífico Theatro São Pedro, templo da cultura de nosso estado. Em 2023 levamos o Fado ao Theatro São Pedro pela primeira vez em seus 165 anos em uma apresentação histórica junto à Orquestra Jovem do RS. Em 2024 levaremos novamente o Fado ao Theatro São Pedro, desta vez com artistas gaúchos convidados que levarão um novo brilho às nossas canções, por serem artistas de outros estilos e que estarão junto ao Alma Lusitana, mostrando como veem o Fado em versões nunca antes apresentadas ao público.

O espetáculo conta com o apoio institucional do Vice-Consulado de Portugal em Porto Alegre, Embaixada de Portugal em Brasília e do Instituto Camões. Este ano devido ao estado de calamidade que vivenciamos a pouco, faremos Ingresso Meia Entrada para todos, com doação de alimentos para os atingidos pela enchente.

Local

Palco Principal

Estacionamento

O Theatro São Pedro e o Multipalco Eva Sopher possuem um estacionamento.
Entrada pela Rua Riachuelo, 1089
Durante os espetáculos: valor único de R$ 25,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro