Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

Concerto de Natal - Orquestra Theatro São Pedro

  • Data:
  • palco principal

Ingressos gratuitos mediante doação de 2kg de alimento ou brinquedo na recepção do Multipalco, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h. 

MINISTÉRIO DA CULTURA e STIHL

apresentam:

  

Orquestra Theatro São Pedro

Série Concerto Theatro São Pedro

 Concerto de Natal tem a parceria da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS)

A Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) apresenta o concerto de encerramento da programação 2023 do Theatro São Pedro, com coprodução da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) no dia 20 de dezembro (quarta-feira), às 20h. O programa é baseado nas tradicionais melodias sacras de natal, com obras de Georg Friedrich Händel, Georges Bizet, Pietro Mascagni, entre outros, que serão interpretadas pelos solistas Yasmini Vargaz (soprano), Camila Umpiérrez (mezzo-soprano), Lazlo Bonilla (tenor) e Daniel Germano (baixo-barítono). O concerto tem regência do maestro Evandro Matté e direção de Flávio Leite e Carlos Rodriguez. Os ingressos são gratuitos, mediante doação de 2kg de alimento ou brinquedo em bom estado, disponíveis na recepção do Multipalco, de segunda a sexta, das 13h30 às 18h. 

A OTSP se destaca como uma das principais orquestras do Estado do RS e desponta com projetos sociais, ao longo do ano, com a Orquestra Jovem Theatro São Pedro e aulas gratuitas de instrumentos para crianças e adolescentes. O concerto tem o patrocínio da STIHL, BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS, ZAFFARI e GERDAU; apoio BAT Brasil, MBZ Advogados e AGCO; Planejamento Cultural da Associação Pró-Música de Porto Alegre; realização Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

  • Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.



PROGRAMA

G. F. Händel -  Messiah “Overture”

G. F. Händel - Messiah “Comfort Ye…Every valley” 

G. F. Händel - Messiah “Why do the Nations” 

G. F. Händel - Messiah “Rejoice” 

G. F Händel - Serse “Ombra mai fu” 

G. Bizet -  “Agnus Dei” 

Intervalo

P. Mascagni - Cavalleria Rusticana “Ave Maria”

C. Franck - “Panis angelicus” 

A.L. Webber -  “Pie Jesu” 

A. Adam - “Oh Noite Santa” 

F. Gruber - “Noite Feliz”

 

ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO / POA

A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais, da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.

 

EVANDRO MATTÉ

É diretor artístico e maestro da Orquestra Theatro São Pedro, da OSPA e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na UFRGS, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Como convidado, já esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

  

COMPANHIA DE ÓPERA DO RIO GRANDE DO SUL (CORS)

Primeiro coletivo de cantores líricos criado para liderar e fomentar ações de promoção e difusão da cultura operística no Estado, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul lançou-se ao público, de forma independente, em maio de 2022 com a promessa de integrar profissionais da cadeia, abrir espaço para novos talentos e ampliar o acesso do público a essa poderosa e completa forma de arte. Ainda alinhada ao propósito de aproximar e formar o público, o grupo programou suas primeiras montagens para serem apresentadas em pequenos formatos, inicialmente acompanhados apenas por um pianista e cenários pontuais e evocativos, para que as turnês sejam viabilizadas e possam chegar ao interior do Estado. Com pouco mais de um ano de existência, a nova Cia Ópera RS já conquistou sua sede no Theatro São Pedro de Porto Alegre e entregou ao público gaúcho 9 montagens inéditas apresentadas em 7 cidades diferentes. Em 2024, além de circular pelo Estado com suas atuais produções, a CORS estreará duas quatro grandes montagens, duas delas em parceria com Orquestra do Theatro São Pedro e uma com a OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

 

LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: STIHL, BANRISUL CORRETORA DE SEGUROS, ZAFFARI e GERDAU

Apoio: BAT Brasil, MBZ ADVOGADOS e AGCO Grãos e Proteína

Planejamento Cultural: Associação Pró-Música de Porto Alegre

Realização: Fundação Theatro São Pedro; Secretaria de Estado da Cultura; e Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução

Local

palco principal

Estacionamento

O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 18,00

Classificação indicativa

10 anos
10 anos

Theatro São Pedro