Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Cultura
Início do conteúdo

A voz livre

  • Data:
  • Foyer do Multipalco e Teatro Oficina Olga Reverbel

No dia 8 de março acontecerá uma grande homenagem às mulheres. Fortes, intensas, dotadas de uma capacidade de transmissão de conhecimento que tornou possível a permanência humana e o desenvolvimento civilizatório da Humanidade. Homens fazem as guerras e os conflitos mortais, trágicos, mulheres protegem a prole e as pessoas , transmitem o conhecimento para as gerações futuras, preservam a Vida.

Em razão disso foi possivel alcançar o atual estado civilizatório e tecnológico (segundo Paulo Rosa , psicanalista e escritor). Nesse contexto simbólico, ocorrerá o lançamento de livros e autógrafos. Uma bela exposição de fotografias da Fronteira (Elis Vasconcellos). E duas conversas importantes sobre atividades desenvolvidas por mulheres, no espaço cultural da literatura e no institucional administrativo comunitário: Mariana Ianelli e Luciana Luso de Carvalho (Presidente da AGERGS). Ocorrerá também algo notável em estreia especial nessa noite, às 20h, no Multipalco Eva Sopher: o show musical AS MULHERES DE SCHLEE.

O escritor da Fronteira notalizou-se em seus contos e romances na criação de vozes e atuações femininas magnificas e épicas , com ética, firmeza e profundidade. Nesse universo literário estão as histórias dos contos de Cama de Meio Luto e o Sulque de Rodas Vermelhas. O livro mais significativo sobre as mulheres é o romance "Os limites do impossível", em que 12 contos em forma de depoimentos de doze mulheres , constroem o romance e esclarecem os detalhes assombrosos sobre o nascimento de Carlos Gardel em Tacuarembo, Uruguai (fruto de estupro e incesto) . Ali estão os depoimentos de Blanca e da francesa Berthe Gardes ( a quem se atribuiu a condição de mãe de Carlos Gardel. ) entre outros. Schlee nos revela as vozes dos corações e mentes femininos de maneira emocionante e sensivel. Os mestres Martim Cesar e Mauricio Barcellos realizam um trabalho genial de transcriação, segundo a Prof.a Cátia Goulart (FURG, Universidade Federal de Rio Grande) e fazem um show musical inédito, com poemas e letras em composições musicais inéditas sobre esses contos e essas Mulheres de Schlee. Braulina, a Anitta que manda rezar uma missa para o domador Rolando Vergara, a Madame Pompadour dos cabarets ao tempo da construção da Ponte Maua, Ojola e Ojoliba e a Viúva de Quinteros. Com as cantoras Laura Correa (Uruguai) e Adriana Sperandir . Um show memorável e histórico, que não se pode perder.

Local

Foyer do Multipalco e Teatro Oficina Olga Reverbel

Estacionamento

O Theatro São Pedro possui estacionamento.
Durante os espetáculos: valor único de R$ 18,00

Classificação indicativa

Livre
Livre

Theatro São Pedro