![A Capital Nacional das Etnias na Capital de todos os Gaúchos](/upload/recortes/202209/12163939_11464_GD.png)
A Capital Nacional das Etnias na Capital de todos os Gaúchos
- Data:
Ingressos a partir de segunda (19/09), das 13h às 18h na recepção do Multipalco, mediante 1kg de alimento não perecível, ou no dia do espetáculo, no hall de entrada do teatro, 2 horas antes do espetáculo.
- - - - -
O Espetáculo A Capital Nacional das Etnias na Capital de todos os Gaúchos, apresenta através da dança, a história e o legado dos imigrantes que colonizaram Ijuí. Entre eles, destacamos os alemães, árabes, portugueses, austríacos, letos, suecos, italianos, africanos, espanhóis, holandês, poloneses e japoneses.
O movimento étnico de Ijuí orgulha-se do passado e prospecta o futuro demonstrando suas raízes, folclore e tradições que são passadas de geração em geração.
A canção “Trilogia - O Sonho - A Nova Pátria e o Futuro” é a base do espetáculo que conta a trajetória desses imigrantes que, após vivenciarem acontecimentos de conflito e estarem sem perspectivas de futuro em seus países de origem, criaram coragem e saíram em busca de um mundo novo, cheio de esperança, para dar uma vida digna aos seus filhos no Brasil!
O processo migratório foi longo e cheio de desafios, pois a população sabia que voltar ao seu país de origem era impossível naquele momento!
As famílias adentraram em um ambiente novo e foram desbravando cada canto deste país, constituindo uma nação multiétnica com suas peculiaridades distintas!
No Rio Grande do Sul os bravos imigrantes de diferentes nações encontraram e fixaram morada nas terras sublimes de Ijuí. Ali, constituíram a pluralidade cultural expressa através da culinária, costumes, danças, trajes e a principalmente na força de trabalho para seguir em frente. Foram acolhidos por índios, caboclos e africanos e se fundiram em um só povo!
Para manter as raízes dos imigrantes e suas histórias vivas, surgiram os centros culturais de Ijuí, que trazem neste espetáculo, um pouco da cultura de seu país de origem e mostram porque somos a
IJUÍ – A CAPITAL NACIONAL DAS ETNIAS.
Somos todos. Somos um!
1. Centro Cultural Português - Grupo Alma Lusa
2. Centro Cultural Herdeiros de Zumbi - Grupo Charme da Liberdade.
3. Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura - Grupo de Dança Aika
4. Centro Cultural 25 de Julho de Ijuí - Grupo Frouge Jugen
5. Centro de Cultura Espanhola - Grupo Hijos del Sol
6. Centro Cultural Regional Italiano – Grupo de Danças Giovanotti
7. Sociedade Cultural Holandesa - Grupo Windmolen Moinhos de Vento
8. Centro Cultural Sueco de Ijuí - Grupo Svenska Danser
9. Centro Cultural Árabe de Ijuí - Grupo de Danças Árabes Hayat
10. Centro Cultural Leto de Ijuí - Grupo Staburags
11. Centro Cultural Austrico de Ijuí - Grupo Lustige Tiroler
12. Sociedade Cultural Polonesa Karol wojtylla - Grupo Marzurka e Kraku’s
Ingressos mediante 1kg de alimento não perecível
Estacionamento - Valor fixo de R$ 15,00
Classificação indicativa
Livre